Na trave!!!
A professora fez a correção e entrega da prova, sendo que a minha menção foi um ‘MS’… a menção deste bimestre será a composição entre a menção obtida na produção textual (a qual obtive ‘SS’) com o resultado desta prova… espero que, segundo reza a lógica matemática: ‘SS’ + ‘MS’ = ‘SS’… mas, infelizmente, parece que esta não é a lógica adotada… até o final do curso vou entender quais são os critérios adotados pelo UniCEUB, para estes casos. Até agora pude perceber que cada professor segue um próprio critério!! Que adotem então o princípio ‘in dubio pro reo’, digo ‘in dubio pro alumnus’.
No restante da aula a professora fez uma análise completa da resenha distribuída na aula anterior (elaborada pela Dra. Cecília Lois) e apontou os marcadores que definem este tipo de texto. O estilo adotada pela Dra. Cecília quando da elaboração desta resenha foi o entrelaçamento entre resumo e comentários, sendo este o estilo textual mais utilizado no meio acadêmico, inclusive.
Apresentou também outros exemplos de resumos, estes podendo ser: organograma, fluxograma, diagrama, mapa conceitual e sumário.
Informou que as paráfrases são classificadas em 4 graus, podendo ser de 1º, 2º, 3º ou 4º graus, sendo que quanto maior o grau, maior o distanciamento do texto original.
“Só se cabe elaborar/desenvolver uma resenha, seja de livros, filmes ou obras em geral, quando estes trabalhos são recém lançados. O desenvolvimento/elaboração de resenhas de obras antigas só se aplica no meio acadêmico, como forma de aprendizagem.”
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Os estudantes merecem nossa especial atenção e cuidado. Vamos auxiliá-los e incentivá-los ao invés de penalizá-los . O princípio ‘in dubio pro alumnus’ deve ser observado , especialmente , quando os estudantes batem às portas do Poder Judiciário. Advogo para estudantes há muitos anos e qaundo professora de História nunca reprovei alunos. Ensinei-os a gostar de História e hoje muitos são professores .
Wanda Siqueira
Concordo com o seu ponto de vista Dra. Wanda Siqueira, creio que os alunos devem receber o máximo de incentivo, quando do processo de aprendizagem.
Marcos Paulo