Reunião com o Profº Patury – 24.03.14
Depois de muitos desencontros consegui, finalmente, me reunir, na manhã de segunda-feira (24.03.14) por mais de uma hora, com o Profº Patury, visando o debate e discussão da minha pesquisa e, consequentemente, obter um direcionamento para os ‘próximos passos’.
O professor leu o ‘ensaio’, ouviu a minha argumentação e o estágio atual do meu trabalho e passou a discorrer ‘freneticamente’, mas de uma maneira bastante acadêmica e apropriada, como eu deveria conduzir o trabalho.
Em suma, o professor recomendou que eu tentasse deixar de lado todo o meu pré-julgamento sobre o assunto e passasse a tratar o trabalho como ‘pesquisa acadêmica e não como uma notícia de jornal’. Que eu poderia até utilizar a argumentação ideológica já formada, mas somente ao final, após concluído todo o trabalho de pesquisa.
Sugeriu que eu fizesse um levantamento histórico da ‘evolução’ da legislação aplicável ao caso, depois juntasse toda a jurisprudência e doutrina a respeito… Somente após estas duas fases concluídas é que eu poderia incluir os dados fáticos que disponho e, eventualmente, se for o caso, tecer conclusões a respeito do assunto.
Argumentei que já tinha feito alguma pesquisa a respeito das duas primeiras etapas, mas que a grande parte do material que disponho é com relação a dados reais, obtidos ou através de casos concretos dos concursos das Polícia Federal, Rodoviária Federal e Civil do DF, ou através das informações obtidas de alguns Estados, via lei de acesso à informação…
Enfim, creio que a reunião foi produtiva e pôde re-alinhar o trabalho! Vamos que vamos!