Editora: Planeta do Brasil
Autor: LAURENTINO GOMES
Origem: Nacional
Ano: 2007
Número de páginas: 408
Acabamento: Brochura
–
S I N O P S E
A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo!
Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
Resultado de dez anos de investigação jornalística, o propósito deste livro é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.
Escrito por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.
“Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempo de guerra, reis e rainhas tinham sido destronados ou obrigados a refugiar-se em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe, a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. Embora os europeus dominassem colónias imensas em diversos continentes, até àquele momento nenhum rei tinha posto os pés nos seus territórios ultramarinos para uma simples visita – muito menos para ali morar e governar. Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos da sua monarquia da noite para o dia, como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colónia de Portugal.”
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em
Minha biblioteca,
Obras lidas e marcada com a tag
1808,
Laurentino Gomes. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.
Concluí a leitura deste livro em janeiro de 2012… realmente é um livro excelente e fascinante, por desconstruir um pouco a imagem pitoresca da família real portuguesa quando da sua estada em terras tupiniquins e todo o legado deixado, a exemplo, da unidade brasileira e da nossa língua… Outra informação interessante testemunhada neste livro são as consequências da incrível força de Napoleão Bonaparte e as transformações que o seu império provocou não só na Europa, mas em todo o mundo!
Pingback: Aula 25 – História e Cultura Jurídica Brasileira – 30.05.12 | Projeto Pasárgada