“As instituições e não o homem constituem o tema de estudo próprio da política” John Plamenatz
Primeira aula excelente, o que me surpreendeu. Imaginei que nesta matéria iríamos tratar de ‘politicagem’, mas, felizmente, este não será o foco. Será ministrado a política enquanto ciência… suas instituições, a teoria de democracia e de Estado, regimes de governo, poder, legitimidade, legalidade, instituições políticas, voto e representação política…
O professor utilizou esta aula para detalhar o plano de aula, focando na bibliografia e dando dicas de textos e livros que devem, necessariamente serem lidos. Por ter formação específica em Ciência Política (UnB) demonstrou ter grande conhecimento da matéria, um alto grau de dedicação, preocupação com a qualidade das aulas e a profundidade dos temas…. muito bom!!
Não obriga a compra de livros, mas recomendou fortemente a leitura profunda dos livros:
– BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia (‘2.500 anos de política em 100 páginas, altamente recomendável.’).
– BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo.
– LEBRUN, Gerard. O que é poder.
– WEFFORT, Francisco (org.). Os clássicos da política.
No plano de aula consta de um ‘conteúdo programático (cronologia das aulas)’, onde são listados os textos (com os respectivos autores e páginas) que devem ser lidos previamente. Trata-se de um apanhado das matérias a serem abordadas e o correspondente livro/páginas/autor. Estes textos estão disponíveis na xerox do lado da do DCE. Obter cópia de todos eles e providenciar uma encadernação!
O professor disponibilizou um material no espaço aluno, de sua autoria, composto de 166 páginas onde aborda toda a matéria, inclusive é um material listado no conteúdo programático.
‘LEIS SÃO RELAÇÕES NECESSÁRIAS QUE DERIVAM DA NATUREZA DAS COISAS’ – Citando o exemplo da lei do ‘test-drive’, código civil de 1916, onde o homem tinha até 10 dias, após o casamento, para devolver a sua esposa, caso se constatasse que ela não fosse virgem.
Frases proferidas: ‘Nem na Índia há mais de 1.000 faculdades de direito como aqui no Brasil’, ‘Nunca será um grande jurista se não tiver o domínio da ciência política’, ‘O direito é uma sub-área da ciência política’, ‘Na Inglaterra não existe constituição física-escrita’.