Esta aula também foi toda destinada para a explanação do Plano de Ensino e para comentários e definição de regras gerais.
O professor Luis Winckler é advogado, especialista em Processo Civil, Mestre em direito privado, professor de Obrigações e ainda orientador na área de direito do consumidor.
Informou que apesar de também utilizar os recursos do ‘espaço aluno’, prefere ser acionado através de email ([email protected]).
Serão aplicadas 2 provas e 2 testes ao longo deste semestre. O primeiro teste será após a 5ª ou 6ª aula. Estes testes serão compostos por uma ou duas perguntas subjetivas a respeito da matéria abordada nas aulas anteriores.
Uma questão certa que constará em um destes testes será: O que é obrigação?
As questões das provas e dos testes serão contextualizadas, ou seja, constará de um estudo de caso, onde deveremos desenvolver o relatório do caso concreto, bem como relacionar os fatos com os artigos correspondentes.
Serão abordados os assuntos/temas constantes dos artigos 233 até o 420 do novo Código Civil.
Os alunos devem ter disponível, permanentemente, um Código Civil seco, durante as aulas, bem como quando das provas e testes.
Serão disponibilizados alguns exercícios, via SGI. Posteriormente (2 ou 3 semanas) será disponibilizado o respectivo gabarito.
Quanto a bibliografia recomendou qualquer um dos 3 livros básicos, constantes do Plano de Ensino.
NADER, Paulo. Curso de Direito Civil: Vol. 2, Obrigações. 5. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de Direito Civil. Vol. 2, Teoria Geral das Obrigações. 23. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
Frases proferidas: ‘Para mim só pode ser para amanhã se tiver um final de semana no meio’, ‘A minha vida sendo mais fácil a de vocês também será… mas não se trata de um pacto de mediocridade’, ‘Estou quase aprendendo obrigações e quando aprender, vou mudar de cadeira’, ‘Tenho muito pouca reprovação, mas tem alguns alunos que conseguem este feito, depois de se esforçarem muito’, ‘Eu faço questão que vocês aprendam e sejam aprovados’, ‘As obrigações surgem do relacionamento entre as pessoas e as condições que esta relação impõe’, ‘Esta matéria está classificada como técnica-científica’, ‘Esta matéria se equivale as 4 operações básicas da matemática, ou seja, é a base do direito’, ‘Prefiro ministrar uma aula mais modesta, mais rasa, mas que o aluno entenda’, ‘O assunto que vamos tratar é simples, mas basilar’, ‘Considero a chamada como juris et de jure’, ‘A ânsia de querer anotar tudo, pode atrapalhar o rendimento’, ‘Não existe livro ruim, mas sim qual será o propósito de utilização deste’, ‘Na graduação os melhores livros são os manuais’, ‘Os senhores podem e devem utilizar o código seco’, ‘Não se pode ler Caio Mario à noite, sob pena de cair em um sono profundo na segunda página’.