Como de praxe, seguindo o procedimento adotado nos semestres anteriores (Primeiro Semestre – 2º/2011, Segundo Semestre – 1º/2012, Terceiro Semestre – 2º/2013, Quarto Semestre – 1º/2013, Quinto Semestre – 2º/2013, Sexto Semestre – 1º/2014), quando também fiz avaliações dos mestres e da instituição, apresento, abaixo, as minhas considerações deste 7º semestre.
IEUDO VENTURA – Direito Civil – Família: Antes de optar por cursar esta cadeira, tendo como titular o nobre professor Ieudo Ventura, ouvi alguns comentários referentes a ‘dinâmica’ das aulas, sendo estas totalmente monótonas e carentes de didática… Mesmo assim encarei o desafio, efetivando a minha matrícula. Alguns colegas, apesar de terem iniciado o curso matriculados nesta disciplina, já na segunda semana de aula, optaram por mudar de turma, pois perceberam que a didática do professor não iria contribuir para com o aprendizado do qual estavam esperando. Eu persisti! Ao final do semestre, mesmo tendo sido obrigado a faltar, em função de contratempos, de várias aulas, pude confirmar as percepções iniciais, quais sejam, apesar do profundo conhecimento da matéria por parte do professor, as aulas carecem de um maior dinamismo e técnicas didáticas de modo a torná-las mais atraentes e despertarem interesse dos alunos. Em quase todas as aulas, com quórum baixíssimo, grande parte dos alunos ou estavam dormindo ou alheios as explanações. A estratégia de utilização de ‘apresentação de painéis’, que ocuparam mais de 60% das aulas, apesar de salutar (no nível de pós graduação), a meu sentir, não agregou muito com relação a apreensão do conteúdo proposto.
Menção Final – Ieudo Ventura: MM
–
LUCIANO ALVES – Direito Civil – Sucessões: Excelente professor, em todos os sentidos, tanto no que se refere ao domínio do conteúdo, quanto na forma de transmití-lo. Talvez a ressalva, que não prejudicou em nada o desenvolver da matéria, seria com relação as provas aplicadas, demasiadamente extensas e com uma formatação de difícil entendimento (compensado, talvez, com a distribuição de jujubas/balas feita durante a realização das mesmas). Antes de cursar esta matéria fiz um curso rápido de Sucessões na Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB, pois não tinha a menor noção do que iria enfrentar, o que talvez tenha contribuído um pouco com o desempenho obtido. Vários colegas foram reprovados, pois a matéria exige dedicação e o professor é rígido com relação as aulas e principalmente quando da cobrança do conteúdo nas provas.
Menção Final – Luciano Alves: SS
–
SELMA SOUZA – Direito da Criança e do Adolescente: Apesar de ser uma cadeira oferecida somente no último semestre do curso, optei por antecipar esta matéria, principalmente por ser um conteúdo frequentemente cobrado na maioria dos concursos (igualmente na primeira fase da OAB). A professora Selma, sem nenhuma dúvida tem um domínio completo da matéria, tendo inclusive atuado por diversos anos, como Membro do Ministério Público, na Promotoria da Infância e Juventude, o que proporcionou o enriquecimento das aulas com casos reais e experiências vividas quando da análise e condução de infrações cometidas por este público especial. Talvez as aulas merecessem um pouco mais de dinamismo, uma vez que se resumiram na projeção de apresentações no quadro, acompanhada da respectiva explanação. A turma não demonstrou muito interesse, talvez em função de ser o último semestre e, consequentemente, a maioria estar mais preocupada com a prova da OAB e a tão temida banca de monografia. As provas foram relativamente tranquilas, sendo que a última foi autorizado a resposta em grupo, por se tratar de estudo de caso e abordar toda a matéria ministrada. Ao final do semestre a professora Selma foi indicada e nomeada pela presidente da República, como vice-procuradora geral do MPDFT. Nossos parabéns!
Menção Final – Selma Souza: SS
–
CAMILLA GOMES – Direito Processual Penal II: Excelente professora! Juntamente com a primeira parte do Estágio I (que foi na área de penal), esta cadeira sedimentou os conhecimentos com relação a área de processo penal. A professora Camila, que possui uma excelente didática e conduz as aulas de forma dinâmica, foi capaz de extrair do denso conteúdo ministrado as principais partes, além de incutir nos alunos a vontade (e necessidade) de aprofundar em cada tópico ministrado. As provas, principalmente a primeira (majoritariamente subjetiva), foram muito bem elaboradas e exigiram uma preparação e estudo elevados, pois demandaram conhecimento interdisciplinar. Pretendo cursar direito processual III (optativa), muito em função da experiência tida ao cursar esta cadeira.
Menção Final – Camilla Gomes: SS
–
DANIEL PASSOS – Ética Profissional: Excelente professor, muito tranquilo (talvez por ser da terra de Jorge Amado, Bahia). Conduziu todo o conteúdo de forma muito didática, direta e principalmente com foco no exame da Ordem. Grande parte do meu êxito na aprovação na 1ª fase do XV Exame da Ordem, devo creditar as aulas do nobre professor Daniel Passos. Consegui acertar todas as 10 questões de ética do exame, sendo que o conteúdo de todas elas foram abordados com profundidade durante as aulas. As duas provas aplicadas durante o semestre foram muito bem elaboradas, apesar de complexas, sendo que a primeira foi totalmente subjetiva, contendo estudos de casos, e a segunda totalmente objetiva, ao estilo das questões das provas da OAB. Recomendo aos colegas a cursarem esta cadeira com o professor Daniel, principalmente se vão realizar um dos exames da OAB ao final do semestre… 10 pontos garantidos, restando ‘apenas’ 30 pontos, para fins de aprovação!
Menção Final – Daniel Passos: SS
–
ALÉSSIA CHEVITARESE – Filosofia do Direito: Uma das grandes surpresas positivas do semestre! Esta matéria que tinha tudo para ser a mais monótona do semestre, pelo contrário, despertou (pelo menos em mim) uma maior motivação para profundar em cada um dos pensadores/teses abordadas. Mérito da didática e forma com que a professora Aléssia conduziu as aulas. Recebi também, em conversas reservadas após cada aula, excelentes dicas e indicações de autores e textos para a melhoria e desenvolvimento do meu trabalho de conclusão de curso (monografia). As provas foram complexas, abertas e abordaram, em pelo menos uma das questões propostas, as ideias principais de cada um dos pensadores tratados em sala de aula.
Menção Final – Aléssia Chevitarese: SS
–
LUCIANA MUSSE – Monografia II: Antes de solicitar o vínculo com a Dra. Profª Luciana Musse, como minha orientadora na cadeira de Monografia II (e consequentemente na de Monografia III), procurei, dentre os vários professores listados no NPM, aqueles que tinham afinidade com o tema da minha pesquisa. Identifiquei dois ou três professores apenas, passando então a colher alguns comentários referentes ao método de trabalho de cada docente e a forma de condução/orientação utilizada para com os seus orientandos. Neste processo, logo me identifiquei com a Profª Luciana, tendo inclusive participado de alguns eventos (basicamente palestras/congressos no auditório do Bloco III) dos quais ela foi ou a palestrante ou fazia parte da mesa de debatedores. Ato contínuo encaminhei, via e-mail, o meu ‘pré-projeto’, desenvolvido em Monografia I, para que ela pudesse ler e, caso tivesse interesse e vaga, que ela fosse a minha orientadora. Muito rapidamente recebi a resposta positiva e o interesse quanto a vinculação. Ao iniciar o semestre e após os mais de 8 encontros realizados, tenho certeza que não poderia ter escolhido uma melhor orientadora para me ajudar no desenvolvimento hercúleo de um trabalho de pesquisa acadêmica. Espero ter o mesmo sucesso, obtido neste semestre, quando da última etapa deste processo de pesquisa, a tão temida Monografia III e a consequente defesa do trabalho perante a banca de professores.
Menção Final – Luciana Musse: SS
–
Clarice Bezerra – Penal / Marcela – Cível – Professoras Estágio I: As tão esperadas cadeiras de estágio chegaram! A experiência obtida ao longo deste semestre, cursando o primeiro dos quatro estágios, foi satisfatória, mesmo tendo aulas/encontros todos os sábados pela manhã… Optei por mesclar entre as áreas de penal e civil, sendo que no primeiro bimestre a responsável pela condução da turma foi a professora Clarice, na área de penal. A Dra. Clarice demonstrou segurança e didática ao abordar, na prática, alguns dos institutos deste ramo do direito. Tivemos a oportunidade de acompanhar um julgamento real, no Tribunal do Júri de Brasília, bem como, posteriormente, realizar um Júri simulado do caso. Excelentes aprendizados! Já na segunda metade do semestre foi a vez da professora Marcela, que abordou alguns institutos/peças/casos da área de direito civil. Igualmente trouxe importantes aprendizados. Que venham os demais estágios!
Menção Final – Clarice: SS / Marcela: SS
–
UniCEUB: Mais uma vez um dos ‘melhores centros universitários do país’, talvez embebecido por este ‘título’, aliado ao corporativismo e a burocracia, indeferiu o meu requerimento para que pudesse cursar mais de 8 cadeiras por semestre, em total incongruência com as suas próprias decisões e pareceres pretéritos. Solicitei, pela terceira vez, o deferimento para cursar todas as cadeiras faltantes, no próximo semestre (1º/2015), de modo que eu possa concluir o curso a tempo de ser chamado para os concursos dos quais obtive aprovação, contudo, a coordenação do Curso de Direito, em total incoerência e arbitrariedade (sem falar na falta de bom senso, razoabilidade, imparcialidade e isonomia), indeferiu o meu pleito, utilizando-se de argumentos pífios, estranhos e totalmente desconexos com as decisões análogas. Dependendo de fatores afetos ao campo profissional, serei obrigado a procurar o judiciário para tentar reverter este ato administrativo, de modo a não me prejudicar ainda mais. Na iminência de concluir o curso, me encontro totalmente decepcionado com esta instituição e principalmente com a coordenação do curso de direito!
Menção Final – Instituição: SR
Pingback: #1 – Monografia III – 26.03.15 | Projeto Pasárgada
Pingback: MENÇÃO FINAL DO UniCEUB E DOS PROFESSORES – OITAVO SEMESTRE – 1º/2015 | Projeto Pasárgada
Pingback: MENÇÃO FINAL DO UniCEUB E DOS PROFESSORES – NONO SEMESTRE – 2º/2015 | Projeto Pasárgada