Quando da ‘showlestra’ do professor Luiz Flávio Gomes, ocorrida hoje, dia 02.05.2013, resolvi adquirir a obra de sua autoria e objeto da explanação… Espero poder agregar uma visão diferente sobre a chamada ‘interferência da mídia na política criminal do Brasil’.
RESENHA
Com base nos discursos repressivos deu-se a maior expansão do direito penal na modernidade. Nesse contexto expansionista se insere o discurso do populismo penal.
A novidade, especialmente nesta primeira década do século XXI, no Brasil, foi a eclosão do populismo penal conservador disruptivo. O Caso Mensalão (Ação Penal 470) constitui um divisor de águas. O processo se transformou num espetáculo judicial populista telemidiático.
Esta obra possui grande valor para o aprimoramento científico e intelectual dos acadêmicos e profissionais de incontáveis áreas: direito, sociologia, história, jornalismo, criminologia. Será que a era da telejustiça populista, protagonizada por supertelejuízes, será capaz de nos proporcionar um mundo melhor e mais justo?