Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
Assisti este filme, hoje (05.07.2013), através do Netflix… Muito interessante e guardadas as devidas proporções explica muito a ‘loucura’ e o fanatismo que os partidos políticos, religiões e ‘salvadores da pátria’ exercem sobre determinadas pessoas.
A dúvida que ficou foi, se este caso tivesse ocorrido no Brasil, quais seriam os crimes eventualmente praticados pelo professor Rainer Wegner, considerando a nossa legislação? Não consegui identificar/associar nenhum. Incitação (art. 286 do Código Penal)? Induzimento ao suicídio (art. 122 do Código Penal)?