5 DICAS PARA ENCARAR A ADVOCACIA
Por Dr. Alberto Araújo*
1. Não tenha medo. Abra seu escritório de advocacia e trabalhe duro. Os clientes aparecerão. O advogado deve empreender e buscar seu próprio sucesso e independência financeira. No inicio vai ser muito difícil, mas os resultados virão com o tempo. Trabalhe como autônomo inicialmente e quando decidir por uma sociedade, saiba escolher bem o sócio e na modalidade inicial de “sociedade de despesas”, dividindo apenas os custos fixos.
2. Lembrem-se, não existe emprego em nenhum outro escritório que vai pagar os honorários que você espera no inicio de carreira. Seus clientes te pagarão os melhores honorários.
3. Pratique networking com frequência. Não recuse convites para festas, eventos sociais, aniversários, eventos jurídicos e participe de alguma comissão da OAB para se relacionar com outros advogados. Não conhecemos a quantidade de pessoas que imaginamos e a advocacia é construída ao longo do tempo com a indicação de pessoas com as quais nos relacionamos e temos credibilidade e reputação.
4. Saiba cobrar honorários de seus clientes. Valorize seu trabalho intelectual e lembre-se de analisar o custo benefício e o tempo que cada processo irá demorar. Não cobre honorários abaixo da tabela da OAB e evite praticar a concorrência desleal com seus colegas de profissão. Estipule um teto mínimo de honorários para todas as causas em que atuar e diga “não” se o cliente insistir em pagar menos do que a causa exige. Não existe processo “fácil” nem “ganho”.
5. Tenha certeza de que você realmente tem vocação para a advocacia. Se depois de três anos ainda pensar em concurso publico, não insista em continuar. A advocacia exige vocação, dedicação exclusiva em tempo integral. Dessa forma, em dez anos você alcançará uma estabilidade financeira e de clientela. Não espere por “milagres” nem pela “grande causa milionária”. Sua carreira será construída aos poucos. Processo por processo, cliente por cliente. Invista em marketing jurídico e em cursos de atualizações. E, por fim, especialize-se em uma área. Seja conhecido como o melhor na área em que possuir mais conhecimento e domínio pratico e intelectual.
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6 DICAS DE MARKETING JURÍDICO
1. O melhor marketing continua sendo a indicação de clientes e amigos. Então, o que você tem feito para ser indicado? Mande confeccionar cartões e visitas e faça uma lista de amigos, conhecidos e parentes para entrar em contato e entregar o cartão e dizer que está disponível e qual área está atuando. A carreira na advocacia é construída com credibilidade e reputação sólidas. Os amigos e parentes são as pessoas que mais poderão ajudar no início da advocacia.
3. Pratique sempre Networking Sistematizado. Sempre quer tiver uma oportunidade, através de contato pessoal, peça licença e deixe seu cartão de visitas com gerentes de lojas, trabalhadores, sócios de empresas, profissionais liberais e autônomos em festas, encontros sociais, igrejas, reuniões de condomínio, churrascos, jantares, festas infantis, etc. Não desperdice nenhuma oportunidade.
4. Invista em palestras e cursos. Se o seu foco é na área empresarial, proponha a sindicatos, associações de classes e de bairros, igrejas e shoppings, a realização de palestras e cursos/workshop com temas relacionados área de interesse dos associados, como p. ex. “Prevenção de Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, Você é capaz de ser palestrante e de realizar uma ótima palestra de 50 minutos e divulgar seu escritório. Execute. Reúna os sócios e associados e planeje estratégias de marketing jurídico. Saia da zona de conforto.
5. Invista em Marketing Jurídico Digital de Conteúdo com a elaboração de artigos de opinião sobre temas de sua área de atuação e publique em seu site, blogs, páginas e grupos do facebook, sites jurídicos, etc. Lembro que o Artigo n° 28 do Código de Ética e Disciplina da OAB determina que o anúncio dos serviços profissionais dos advogados, individual ou coletivamente, deve ser feito com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa.
6. Invista em parcerias com outros advogados. O networking não deve restringir apenas a amigos e parentes, mas também em relacionamentos com advogados e escritórios de advocacia. Participe de Comissões e eventos da OAB e relacione-se com os demais colegas presentes, deixando seu cartão de visitas e propondo parcerias nas áreas da advocacia em que atua. Quanto mais você participar dos eventos da seccional da OAB onde está inscrito, de seminários e palestras organizadas por outras instituições ligadas ao Direito, mais gente irá conhecer e mais oportunidades de novas recomendações e negócios poderão surgir.
* Alberto Araújo é advogado, professor, autor da palestra “Advogado Empreendedor – Networking e Empreendedorismo na Advocacia” e Coordenador do Escritório Modelo -Incubadora de Escritório de Advocacia da OAB/DF.