#6 – FGV – on-line – Direito Constitucional – 12.05.12

CASTRO, Amílcar de. Sem título. S./d. Ferro.

Concluí hoje a leitura de todo o conteúdo do módulo 3 (Organização do Estado brasileiro) do curso…

O mulato

[…]

– É! Foi feliz… mas, quer que lhe diga? Não acredito lá essas coisas no futuro deste por causa daquelas idéias de repúblicas… porque, convençam-se por uma vez de uma coisa! A república é muito bonita, é muito boa, sim senhor! Porém, não é ainda para os nossos beiços! A república aqui vinha dar em anarquia!…

– Você exagera, seu Sebastião.

– Não é ainda para os nossos beiços, repito! Nós não estamos preparados para a república! O povo não tem instrução! É ignorante! E burro! Não conhece os seus direitos!

– Mas venha cá! Replicou o Cazuza, fechando no ar a sua mão pálida e encardida de cigano. Diz você que o povo não tem instrução; muito bem! Mas, como quer você que o povo seja instruído num país cuja riqueza se baseia na escravidão e com um sistema de governo que tira a sua vida justamente da ignorância das massas?… Por tal forma, nunca sairemos deste círculo vicioso! Não haverá república enquanto o povo for ignorante, ora, enquanto o governo for monáquico conservará, por conveniência própria, a ignorância do povo; logo – nunca haverá república!

[…]

AZEVEDO, Aluísio. O Mulato. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em 06 dez 2010.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Direito Constitucional - FGV e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.