Conteúdo projetado no quadro:
c) Estado: características: soberania absoluta (poderes indivisíveis e absolutos).
A crítica de Hobbes à divisão e à limitação dos poderes (crítica ao governo misto). Entendia que um Estado com poderes limitados e divididos não era soberano. E não sendo soberano não seria um Estado.
Nesta aula o professor tratou da transição para o Estado e as teorias antagônicas entre Hobbes e John Locke.
Para saber um pouco mais sobre John Locke, acesse: Resumo de sua biografia.
“Estudantes, leiam o material complementar sugerido no plano de aula, pois toda a base teórica destas aulas se encontram nestes materiais!!! Yes?”
Frases proferidas: ‘Hobbes tinha uma verdadeira paranóia com este Estado soberano’, ‘O Estado sou eu – citando Luiz XIV’, ‘O estado que tem poderes divididos está dividido e estando dividido não é soberano, não sendo soberano vai ser anexado por outro Estado mais forte – citando Hobbes’, ‘A Inglaterra é o primeiro Estado liberal da história’, ‘Hobbes era um sofista’, ‘a ideia de governo misto vem de Roma’, ‘Hobbes tinha ódio de Maquiavel’, ‘Governo misto é uma monstruosidade, 3 cabeças levam a uma anarquia – citando Hobbes’, ‘Jamais existirá de verdade uma democracia – citando Russell’, ‘A democracia é o pior regime político, exceto todos os demais – citando Churchill’.
Link para a apresentação, em power-point, utilizada nesta aula: A Sociedade e o Estado