A exemplo da aula anterior, o professor dividiu o encontro em duas partes, sendo que na primeira iniciou-se a discussão sobre como devem ser elaborados os fichamentos a serem entregues (cinco, no total!). Na segunda metade o professor se dirigiu ao Núcleo de Monografia visando atender alguns alunos.
Infelizmente, como estava previsto, não pude comparecer ao Núcleo hoje pela manhã, pois não concluí o texto inicial/motivador. Pretendo, ou me reunir com o professor na próxima quinta-feira (22.08.13) ou na terça-feira (27.08.13), pela manhã! (mais provável).
O que é Fichamento?
Fichamento é um procedimento utilizado na elaboração de fichas de leitura onde constam informações relevantes sobre um texto lido. É um tipo de resumo no qual o leitor tem a liberdade de escrever com as próprias palavras as ideias fundamentais extraídas de um livro, artigo, etc.
O fichamento possibilita uma melhor organização das notas, constituindo um instrumento muito útil para posteriores consultas.
Um ponto importante no fichamento – e que deve ser registrado logo no início – é a referência bibliográfica. Consiste no conjunto de elementos essenciais que identificam uma obra, sendo eles: nome do(s) autor(es), título da obra, edição, editora, local e ano de publicação.
Para os textos lidos em jornais, revistas ou artigos na internet, o endereço do site e a data de consulta são elementos obrigatórios.
Na elaboração do fichamento é importante que o leitor faça uma primeira leitura. Na segunda leitura deverá então começar a registrar as ideias chave transmitidas pelo autor. Deve certificar-se de que compreendeu muito bem aquilo que escreve, pois uma escrita clara e objetiva irá facilitar o estudo.
Caso seja feita uma cópia literal (exatamente como se lê) de um trecho do texto, este deve ser colocado entre aspas, acrescentando o número da página de onde foi retirado. Assim o leitor saberá de imediato que aquele trecho não está escrito com palavras suas.
Fichamento – ABNT
Para elaborar qualquer tipo de fichamento deve ser utilizada a norma ABNT/NBR 6023, pois é o correto uso em textos científicos e para treino ao elaborar outros tipos de trabalhos acadêmicos.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, providenciando uma base para o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Esta entidade é responsável pelas normas específicas para formatação de trabalhos acadêmicos, artigos científicos impressos, citações, referências a nível de informação e documentação e ainda normas de apresentação do sumário e abstract.
Frases proferidas: ‘Fazer fichamento é um saco! É preciso tomar nota de tudo que tiver relação com a sua pesquisa!’, ‘Interpretações mudam!’, ‘A lei em si não diz nada, somos nós que dizemos algo sobre ela!’, ‘Na academia, mais do que em qualquer área, vale o ditado: diga-me com quem andas (que autores anda lendo) que direis quem és’, ‘A produção de texto acadêmico não é simplesmente colar informações’, ‘As coisas não são ditas por si só, é preciso interpretá-las’.