Nesta aula a professora entregou os resultados da produção textual (que comporá a menção M1, juntamente com a prova realizada). Para esta avaliação foi solicitado o desenvolvimento de um requerimento complexo, com base em algumas premissas e comandos. O resultado está aí, apesar de realmente ter ficado um pouco confuso no final, consegui contemplar todos os itens solicitados pela professora e obtive mais um ‘SS’…
O resultado da prova será conhecido na aula de amanhã, quando da entrega das mesmas, conforme informação da professora. Espero que venha mais um ‘SS’!!!
No restante da aula a professora discorreu sobre dois tipos de textos que iremos trabalhar nas próximas aulas e, provavelmente, serão objeto da nossa próxima produção textual.
Os dois tipos de textos foram a RESENHA (ou CRÍTICA) e o RESUMO. Na verdade estes dois tipos de textos são bem semelhantes, diferenciando-se pelo fato do primeiro, necessariamente conter uma opinião (crítica – positiva ou negativa) pessoal do responsável pela resenha, sobre a obra que está sendo resenhada/criticada, além de descrição e narração (comum nestes dois tipos de textos).
Passos para uma resenha crítica:
- Identifique a obra: Coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
- Apresente a obra: Situe o leitor descrevendo em poucas linhas o conteúdo a ser resenhado;
- Descreva a estrutura: Fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
- Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
- Análise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico;
- Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião; agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
- Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso você!). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor resenhado;
- Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Direito do UniCEUB”.
Já nos últimos momentos da aula a professora fez distribuir uma resenha elaborada pela Dra. Cecília Lois, para que analisássemos e identificássemos, de acordo com os ‘passos para uma resenha crítica’, os 8 marcadores passíveis de serem encontrados neste tipo textual. Esta atividade será retomada na aula de amanhã!!!
Pingback: #8 – 1º Semestre – Língua Portuguesa – 1ª Prova e Produção Textual – 27.09.11 | Projeto Pasárgada