Tive o primeiro contato com o Profº Alessandro Vieira em uma palestra sobre estágio probatório, ministrada em junho de 2013… Desde então, em função da excelente didática demonstrada, procurei matricular em suas aulas, mas somente neste semestre, depois de uma ‘engenharia’ com a grade horária, obtive êxito… Espero estar certo com relação a escolha do nobre mestre!
Nesta primeira aula, que teve duração máxima líquida de 30 minutos, o professor fez uma rápida apresentação pessoal e logo passou a discorrer sobre as regras básicas de ‘convivência’, durante o semestre letivo…
O respectivo Plano de Aula será disponibilizado/divulgado posteriormente, via espaço aluno.
Basicamente o conteúdo a ser abordado nesta cadeira compreenderá o estudo dos servidores públicos e a responsabilidade civil do Estado (o detalhamento de toda a matéria a ser abordada constará do Plano de Ensino).
A menção é progressiva e serão aplicadas duas provas (com matérias não cumulativas).
Com relação a chamada o professor informou que adota um critério próprio que visa, segundo ele, valorizar quem chega no horário e se mantêm assíduo… Consiste no seguinte: a chamada será realizada logo no início da aula, aqueles alunos que chegarem atrasados, obviamente não conseguirão responder, portanto na aula seguinte, caso cheguem no horário e quando da chamada deverão dizer não ‘presente’, mas sim ‘estava aqui ontem’, desta forma receberão presença nas duas aulas (a atual e a anterior). Quem não responder a segunda chamada, ficará com falta na aula anterior, podendo, caso compareça na aula seguinte, receber presença nos dois encontros. Engenhoso, não?! Já vislumbro problemas adiante!
Informou ainda que é extremamente impaciente e intolerante com os alunos que, durante a aula, ficam manuseando equipamentos eletrônicos (celular, notebooks, tablets…). Não tolerará! Aqueles que quiseram/necessitarem acessar a rede, através destes dispositivos, deverão fazê-lo fora da sala de aula.
Com relação a bibliografia o professor não sugeriu ou indicou nenhum autor específico, mas aconselhou fortemente que tenhamos pelo menos um livro sobre o conteúdo. (‘Não importa quem você vai ler, o importante é que leia!’).
Irei utilizar, portanto, a mesma obra do semestre passado, ou seja, Manual de Direito Administrativo, de autoria de José dos Santos de Carvalho Filho.
Frases proferidas: ‘Não deixem de ter um livro de referência’, ‘Sou extremamente intolerante e impaciente com o uso, durante as aulas, de eletrônicos!’, ‘Cuidado com os autores do eu sozinho!’, ‘Ninguém chega aqui de pote vazio’, ‘Sou extremamente exigente… Se você estiver logado em outra coisa diferente de mim, além de perder 70% da matéria (e há estudos sobre isso)… eu ficarei nervoso e vou te bater, quebrar o seus equipamento e depois você me processa, mas que eu vou quebrar, eu vou!’, ‘Se precisar usar estes dispositivos… e isso é uma exigência, saia da sala e depois volte e se conecte novamente comigo’.