Excelente parceria que deveria servir de exemplo para as empresas e principalmente para os governos. Todo projeto deveria ser conduzido por profissionais com experiência na área de gerenciamento de projetos (PMI) ou pelo menos com certificação CAPM ou PMP! Assim a grande maioria dos empreendimentos, como ocorre nos países desenvolvidos, seriam concluídos dentro do prazo, próximo do valor orçado e principalmente com a qualidade desejável/projetada! Talvez assim evitaríamos os absurdos tupiniquins como os projetos do trem bala Rio – São Paulo, transposição do Rio São Francisco, Ferrovia Norte – Sul, VLT de Brasília, Usina de Belo Monte, Refinarias da Petrobrás, sem falar nos inúmeros projetos não concluídos para a Copa do Mundo 2014!
PMI-SP e Abifer firmam parceria para gestão de projetos
17/06/2014
O PMI (Project Management Institute), associação profissional na área de gestão de projetos, estabeleceu uma parceria com a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) visando atingir novos níveis de excelência no gerenciamento de projetos ferroviários no Brasil. O Memorando de Entendimento entre as duas entidades foi assinado por João Gama Neto, presidente do PMI-SP, e Vicente Abate, presidente da Abifer.
A parceria com o Capítulo São Paulo do PMI é uma aliança relevante, pois permite à Abifer desenvolver melhores padrões na gestão de projetos do setor, que frequentemente enfrentam problemas de mau gerenciamento de custos, prazos e padrões de qualidade. Projetos bem conduzidos, por sua vez, resultam em obras melhor executadas, dentro de cronogramas, escopo, custos e níveis de qualidade pré-estabelecidos.
A melhoria dos padrões na gestão dos projetos ferroviários é essencial no contexto nacional, marcado pela carência de uma rede sobre trilhos mais ampla e competitiva. Projetos no setor, tanto para o transporte de passageiros quanto de carga, são complexos e envolvem especialidades multivariadas, com mão de obra qualificada. E sabe-se também que os investimentos no setor são um fator de impulso à atividade econômica. Desse modo, projetos bem elaborados e executados são estratégicos para a eficiência da economia e do ambiente de negócios do país.
Espera-se que o Memorando de Entendimento articule as atividades entre as duas entidades, enriquecendo o debate e a difusão das melhores práticas no Gerenciamento de Projetos no âmbito do transporte ferroviário no Brasil. Para isso, será criado um Grupo de Estudos Técnicos de Ferrovias de Carga e de Passageiros para promover o encontro de especialistas do setor para a troca de experiências e informações, envolvendo a Academia, a indústria, governos e operadoras.
Fonte: Revista Ferroviária