Conforme informado na última aula, este encontro foi todo destinado para a discussão e análise do primeiro capítulo do texto ‘A ideologia econômica ou como encharcar esponjas’, de autoria do próprio professor André Nunes.
Trata-se de um texto curto, de pouco mais de 13 páginas onde é abordado, de uma forma caricata e até mesmo irônica, o fato de que a maioria dos livros didáticos atualmente empregados no ensino fundamental brasileiro tratarem algumas ‘teses econômicas’ ou ações de determinados governos (nitidamente aqueles diferentes do atual) de uma forma pejorativa ou até mesmo, segundo os autores dos respectivos livros, como tendo sido implantadas de maneira totalmente equivocada. Deste modo faz com que os alunos que estão sendo ‘catequizados’, com base neste material, tenham uma visão distorcida dos fatos econômicos e ações desenvolvidas pelos governos pretéritos e, uma vez ‘encharcados’ destas teses e opiniões distorcidas não conseguem mais ‘abrir a cabeça’ para ouvir o ‘outro lado’ da argumentação ou até mesmo a ‘verdadeira’ história. Algumas citações ‘didáticas’ beiram o ridículo, como por exemplo a de Rodrigues, quando afirma que ‘a política neoliberal provocou o desemprego, aprofundou a miséria e a riqueza, que, por ser mal distribuída, aumentou a distância entre ricos e pobres’.
Não foi possível a conclusão da discussão de todo este texto (Notas de Aula 01), motivo pelo qual este assunto será retomado no próxima aula.
Frases proferidas: ‘temos que interpretar o mundo olhando/observando o seu funcionamento real e não imaginando como seria ou deveria ser’.
Pingback: Conteúdo da Primeira Prova de Economia Política – 05.04.12 | Projeto Pasárgada
Pingback: Conteúdo da Primeira Prova de Economia Política – 05.04.12 | Projeto Pasárgada²