CASTRO, Amílcar de. Sem título. S./d. Ferro.
Concluí hoje a leitura de todo o conteúdo do módulo 3 (Organização do Estado brasileiro) do curso…
O mulato
[…]
– É! Foi feliz… mas, quer que lhe diga? Não acredito lá essas coisas no futuro deste por causa daquelas idéias de repúblicas… porque, convençam-se por uma vez de uma coisa! A república é muito bonita, é muito boa, sim senhor! Porém, não é ainda para os nossos beiços! A república aqui vinha dar em anarquia!…
– Você exagera, seu Sebastião.
– Não é ainda para os nossos beiços, repito! Nós não estamos preparados para a república! O povo não tem instrução! É ignorante! E burro! Não conhece os seus direitos!
– Mas venha cá! Replicou o Cazuza, fechando no ar a sua mão pálida e encardida de cigano. Diz você que o povo não tem instrução; muito bem! Mas, como quer você que o povo seja instruído num país cuja riqueza se baseia na escravidão e com um sistema de governo que tira a sua vida justamente da ignorância das massas?… Por tal forma, nunca sairemos deste círculo vicioso! Não haverá república enquanto o povo for ignorante, ora, enquanto o governo for monáquico conservará, por conveniência própria, a ignorância do povo; logo – nunca haverá república!
[…]