Nesta primeira aula o professor explicou como se dará o desenvolvimento desta matéria, suas regras, conteúdo, bibliografia, avaliações etc…
Foi detalhado o Plano de Aula e informado que todo o conteúdo está dividido em 3 partes, sendo que a primeira discorrerá sobre História e Cultura, a segunda sobre A formação do sistema romanista e a última sobre A formação da cultura jurídica no Brasil.
Serão trabalhados alguns textos em sala, onde os alunos devem antecipadamente ter acesso aos mesmos. Os textos a serem utilizados nesta disciplina já se encontram disponíveis na Xerox Millenium, pasta 13, do bloco III.
Para a próxima aula será discutido o texto (resumo): A nova história, de Peter Burke.
Frases proferidas: ‘a cada momento o mesmo passado aparece de forma diferente’, ‘a história é a mesma, o que muda é a maneira como é contada, e depende do historiador’, ‘o direito responde a determinados anseios da sociedade, por isto é muito particular’, ‘as cidades de Roma, Atenas e Jerusalém foram as mais importantes para o desenvolvimento do pensamento ocidental vigente’, ‘foi um imperador bizantino – Justiniano I – que interpretou os diversos textos de direito existentes até então, ou seja, apesar do direito atual ter forte influência do direito romano, existiu uma fase de análise e interpretação no meio do caminho, e portanto temos que ter cuidado ao fazermos afirmações contundentes a cerca do legado puro do direito romano’, ‘não interessa se Cristo existiu ou não, o importante é que a mensagem propalada ao longo do tempo é boa’, ‘o séc. XIX foi fundamental para compreendermos o que somos hoje’, ‘quem foi o libertador do Brasil? Dom Pedro?’, ‘ninguém sai da caverna sem riscos’.
Pingback: Aula 13 – História e Cultura Jurídica Brasileira – 13.04.12 | Projeto Pasárgada