A exemplo de todas as primeiras aulas, este primeiro encontro se deteve na explanação do Plano de Ensino da matéria e a definição das ‘regras do jogo’.
O professor se apresentou, informando que é Procurador Federal há mais de 20 anos (AGU), atuando no contencioso, e que atua também como professor há pelo menos 10 anos.
Serão aplicadas, a princípio, 2 provas ao longo deste semestre. Informou ainda que não adota, de forma generalizada, o critério progressivo de menções, só adotando este para as boas notas.
As aulas (esquemas) serão disponibilizadas no espaço aluno (SGI) previamente e estas devem ser trazidas para o acompanhamento das aulas, em sala. São, aproximadamente, 22 aulas.
Quanto a bibliografia indicada, o professor sugeriu 4 obras, entretanto, informou que não segue, especificamente, nenhuma delas, mas sim, em função das aulas elaboradas, fez um conjunção destes autores.
Citou duas obras nominalmente e que, caso os alunos tenham interesse em ter um livro de direito processual civil, aconselha que seja adquirido um destes:
Humberto Teodoro Junior, Curso de Direito Processual Civil, Volume I
Moacyr Amaral Santos, Primeiras Linhas de Direito Processual Civil, Volumes I e II.
Frases proferidas: ‘Tirou SR, pode ficar em casa, já está reprovado’, ‘Vocês irão notar que eu sou uma pessoa muito dinâmica’, ‘Neste semestre vocês irão aprender as regras básicas do processo civil’, ‘Aconselho aos senhores que se dediquem nesta matéria, do contrário poderão ter grandes dificuldades no decorrer do curso de direito’, ‘Não sou especialista em direito penal, sou um civilista’, ‘A tendência do processo civil é a objetividade’, ‘A chamada será feita somente no final de cada aula’, ‘Eu não costumo me atrasar e nem tampouco faltar’, ‘A escola de direito é uma escola de questionadores’, ‘Há uma grande diferença entre os alunos de cursinhos e os da academia… lá os alunos são cooptados, são como robôs’, ‘Só cobro nas provas o que ministro em aula’.