–
A aula de hoje iniciou a abordagem do segundo capítulo do material disponibilizado (no espaço aluno), denominado ‘A economia positiva e a economia normativa’. Além deste texto foi solicitado a leitura do texto de H. A. Campos, intitulado ‘Falhas de mercado e falhas de governo, uma revisão da literatura’.
Economia positiva: Estuda a economia com base no arcabouço da ciência econômica (considerando que esta seja ciência). Descreve o mundo como ele é. Utiliza as ferramentas e conhecimentos econômicos para descrever o mundo real.
Economia normativa: Olha para o problema e faz um juízo crítico. A ideologia prepondera. Se trata do mundo como deveria ser.
“O ideal era que estes dois mundos (economia positiva e economia normativa) conversassem, mas nem sempre é assim”
No restante da aula o professor citou alguns exemplos (PL nº 4529/04 e planos de saúde) de como estes dois mundos podem ser entendidos e quais são as consequências (reais) associadas a estes fenômenos econômicos.
Frases proferidas: ‘gostaria que, a cada aula, vocês, mais do que decorarem a matéria, entendessem o ponto central do conteúdo abordado’, ‘a aula de hoje, por exemplo, tem como ponto central, o entendimento/diferenciação entre os dois conceitos de economia positiva e economia normativa e como estes dois conceitos se imbricam’, ‘a crença de que as leis são bem intencionadas não procede’, ‘não existe almoço grátis’.
Pingback: Conteúdo da Primeira Prova de Economia Política – 05.04.12 | Projeto Pasárgada