“O que pretendo sob o título de filosofia, como fim e campo das minhas elaborações, sei-o, naturalmente. E contudo não o sei… Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?… Só os pensadores secundários que, na verdade, não se podem chamar filósofos, estão contentes com as suas definições.” Husserl
“A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.” Merleau-Ponty
Nesta aula foi trabalhado o primeiro texto da apostila, intitulado ‘O que é filosofia?’.
Ao ler o texto, que possui como ilustração a famosa pintura que retrata a morte de Sócrates, de Louis David, recordei da minha última visita a NYC, quando estive no MET e pude ver, ao vivo, a referida pintura… Muito mais impactante e com outro significado, quando conhecemos um pouco mais da história por trás da obra.
Ao final a professora solicitou que fosse respondido as questões abaixo:
1 – Qual é a relação inicial da ciência com a filosofia e quando se dá a separação delas? Quais são as principais diferenças entre ciência e filosofia?
2 – O que é filosofia de vida? Como ela se distingue da filosofia especialista?
3 – O que caracteriza a reflexão filosófica propriamente dita?
4 – O que significa dizer que a filosofia é ‘inútil’ mas necessária?
5 – Qual é a relação da filosofia com o poder?
6 – “Pois é impossível negar que a filosofia coxeia. Habita a história e a vida, mas quereria instalar-se no seu centro, naquele ponto em que são advento, sentindo nascente. Sente-se mal no já feito. Sendo expressão, só se realiza renunciando a coincidir com aquilo que exprime e afastando-se dele para lhe captar o sentido. É a utopia de uma posse à distância.” (Merleau-Ponty).
Explique o que Merleau-Ponty quer dizer com: “só se realiza renunciando a coincidir com aquilo que exprime”.
7 – Comente: “Toda filosofia comporta a secreta ambição de pôr termo à filosofia, sem dúvida sob o impulso de um instinto de morte. Na realidade, porém, a história atesta a regeneração constante da reflexão, para além de todas as tentativas de a liquidar”. (Gusdorf).
8 – Leia o texto complementar I, de Jaspers, e responda:
a) Por que a filosofia é perigosa?
b) Em que sentido a antifilosofia é uma filosofia?
c) Explique por que a filosofia não é um pensamento dogmático.
9 – Comente: “No mundo atual, o esplendor de nossos poderes humanos faz com que se ressalte, numa visão trágica, a ambiguidade de nossos desejos. Somente a filosofia levanta o problema dos valores”. (Huisman e Vergez).
10 – Leia o texto complementar II, de Platão, e responda:
a) O que significa a máxima de Sócrates, “só sei que nada sei”? Em que sentido ela se refere a Sócrates e à própria filosofia?
b) Em que medida a posição de Sócrates não se confunde com o ceticismo?
Frases proferidas: ‘Eu não consigo parar de pensar besteira!’, ‘Academia é foda! Eu sou impossível!’, ‘Tudo se completa e tem um fim, mas é questionável’, ‘Teleologia é o estudo dos fins e foi cunhado por Aristóteles’, ‘A filosofia é um constante pensar! Razão pela qual o ser humano evolui constantemente’, ‘Nenhuma ciência é imutável’.