Nesta aula a professora trabalhou os textos notícia da folha.com sobre o adiamento da decisão sobre células-tronco – 05.03.08, ADIN-3510-0 e Lei da Biossegurança – 11.105/05.
Com o auxílio de uma apresentação de power-point a aula se deu em função de diversos elementos que devemos considerar quando da análise, leitura e conclusões sobre um determinado texto, a saber: gênero textual, finalidade textual, uso textual, modalizadores verbais, tempos verbais, estilo textual, hiperônimo, hipônimo, transtextualização, incorporação, reelaboração, citação, alusão, discurso direto, discurso indireto…
Gênero textual ou gênero do texto: refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, etc.
Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocabulário de sentido mais específico). É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença.
Contextualização: é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir – lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. – e que permitem sua correta compreensão. Também corresponde onde é escrita a palavra, isto é, a oração onde ela se encontra.
Frases proferidas: ‘a notícia é um texto informativo, não há argumentação, ao contrário de uma petição ou de uma ADIN’, ‘a fala é diferente da escrita’, ‘a escolha estilística textual vai depender de qual público terá acesso ao texto’, ‘deve-se adaptar o seu texto ao público alvo’, ‘quando da produção de textos jurídicos deve-se dar prioridade para a norma culta, pois quem terá acesso a estes textos tem alto nível cultural e poderá ter percepções diferentes caso se utilize outras modalidades textuais’.
Deve-se trazer a Lei 11.105/05 para a próxima aula (Lei da biossegurança) – link acima.