Aula 08 – Língua Portuguesa – 23.08.11

Nesta aula continuou-se a análise da micro estrutura das Leis e artefatos jurídicos.

Analisamos a Lei da biossegurança e a Constituição Federal.

Verificamos quais são os verbos utilizados nas leis, a intenção do legislador, a modalização dos termos, predomínio do tempo presente, gerúndio, verbos que apontam certeza, entre outros aspectos…

Foi enfatizado a importância, para os advogados, compreender e dominar a questão da modalização dos textos, pois cabem várias interpretações.

Língua, modalização e subjetividade
A Língua coloca à disposição dos falantes uma série de recursos que precisam os limites dos sentidos da fala e de sua utilização. A análise desses processos de modalização propicia verificar o posicionamento do enunciador frente à construção do enunciado, bem como também sua intervenção avaliativa no conteúdo da mensagem. Esses recursos recebem o nome geral de modus, ou recursos de modalização, e podem se referir tanto ao conteúdo dos enunciados (o dito), quanto à forma peculiar como o enunciador se coloca frente ao discurso (o modo).

A análise do posicionamento do sujeito enunciador frente ao dito ou ao modo de sua enunciação permite estabelecer graduações diferentes de seu engajamento ou de seu afastamento em relação ao que afirma. Por sua vez, as formas de verificar o compromisso assumido pelo falante diante de uma enunciação permitem situar o papel da subjetividade na construção do discurso.

As marcas de subjetividade estão registradas em certos elementos lingüísticas que traduzem um maior ou menor comprometimento do enunciador, em relação ao conteúdo do que enuncia. Muitas vezes essa avaliação feita com o emprego desses modalizadores está coerente com os comentários feitos no enunciado, denunciando sempre a posição do enunciador em relação ao que expressa.

Anáfora: é uma expressão que se refere a uma outra que ocorre na mesma frase ou texto.

Modalidade textual: necessário, possível, certo, incerto, duvidoso, obrigatório, facultativo.

É necessário que a guerra acabe.
É possível que a guerra acabe.
É certo que a guerra acabe.
É incerto que a guerra acabe.
 
 
 

Em cada uma das sentenças acima, dependendo do modalizador utilizado, o sentido é alterado consideravelmente.

Nesta aula foi entregue o resultado da avaliação aplicada na primeira aula e para a minha surpresa, negativamente, eu não me saí tão bem…. de 10 questões acertei somente 4…. sabia que não tinha me saído tão bem, mas não tão mal assim… #KeepGoing!!!

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