Carga horária acumulada = 38/75 horas**
E para encerrar, com ‘chave de ouro’, a etapa/fase de direito penal da cadeira de Estágio I, realizamos, na parte da tarde, o Júri Simulado do caso do Renato Vaz (abaixo). Toda esta atividade foi conduzida brilhantemente pela professora Clarice, e contribuiu decisivamente para a apreensão do conteúdo ministrado até então.
Como já dito, atuei, no papel constrangedor do réu Renato, inclusive sendo conduzido ao plenário, sob escolta policial… Ao final, segundo os próprios jurados, ‘fui absolvido’ (ao contrário do caso real, onde o réu foi condenado a 18 anos de prisão), pois não me deixei levar pelo ‘aperto’ do Sr. Promotor e até da MM Juíza… E também pela atuação excelente das minhas duas defensoras. ‘Fui’ absolvido por inexistência de autoria.
Quando da votação dos quesitos na sala secreta (abaixo), os jurados, por 4 a 3, entenderam que o réu Renato não foi o autor dos disparos da arma que vitimou o Sr. Bartolomeu. Assim, os demais quesitos ficaram prejudicados…
** Por ter participado ativamente no Júri Simulado, no papel inglório do réu Renato (que foi absolvido), a professora concedeu 6 horas como atividades para o estágio, ao invés de 4 para os demais.