Infelizmente, em função da excelência em logística do Brasil e de ser uma referência quando se trata de companhias aéreas (esta já é a 5ª vez que me acontece algo parecido), não consegui chegar a tempo, hoje pela manhã, para o desenvolvimento da primeira produção textual… Consegui antecipar o meu voo NYC-BSB para segunda-feira, dia 12.09.11 e estava previsto para chegar em Brasília ainda no dia 12.09.11 às 23h… o que daria tempo, de sobra, para comparecer no dia 13.09.11, pela manhã, na outra turma da professora Sheyla, conforme sua autorização prévia…. mas, o voo saiu atrasado de NYC e quando cheguei em Guarulhos-SP o outro voo da conexão já tinha decolado… sem outras opções fui obrigado a pernoitar em SP e tomar o primeiro voo GRU-BSB, previsto para decolar as 7h20min, chegando em Brasília às 9h… mas (sempre tem um ‘mas’), mais atrasos e fui chegar em Brasília somente às 10h30min, inviabilizando o meu comparecimento no UniCEUB para fins de desenvolvimento da produção textual…
Na aula de hoje expliquei a situação para a professora e esta ficou de verificar junto a coordenação do curso a possibilidade/autorização para que eu possa realizar esta produção textual no dia 20.09.11 (terça-feira), data em que o restante da turma estará realizando a ‘reescrita’… espero contar com o bom senso da coordenação…
A aula de hoje se deteve em duas atividades, sendo a primeira a resolução de um exercício disponibilizado no espaço aluno que deverá ser semelhante a nossa prova, agendada para o dia 27.09.11 – terça-feira. O exercício consistiu na ‘colocação’ dos delimitadores/organizadores de uma determinada Lei, ou seja, a inserção de Art., parágrafos, alíneas, incisos, capítulos… nos seus devidos lugares, considerando a teoria já ministrada e a lógica de organização das Leis. Tratou-se dos Artigos 33 e 34 da Constituição Federal do Brasil. A segunda parte do exercício foi, dado alguns textos, determinar a tipologia textual predominante em cada um deles, sendo que o texto 1 foi a INJUNÇÃO, texto 2 a EXPOSIÇÃO, texto 3 a NARRATIVA, texto 4 a NARRATIVA, texto 5 a INJUNÇÃO/EXPOSIÇÃO e o texto 6 a INJUNÇÃO. A última parte deste exercício consistiu na identificação e transcrição, com base nos textos anteriores, de exemplos de modalização, expressando: certeza, incerteza, obrigatoriedade, faculdade, necessidade e possibilidade.
A segunda atividade desta aula – CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DOS TEXTOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO UniCEUB – se iniciou já faltando poucos minutos para o término da aula, sendo informado pela professora que caso não desse tempo (o que de fato ocorreu) de concluí-la, esta seria retomada na aula do dia 19.09.11 – segunda-feira, uma vez que é primordial para a continuidade da etapa de produção textual, pois na etapa de reescrita do texto elaborado, os alunos receberão os seus textos com estas marcações e devem entender do que se trata para fins de retificação do mesmo.
No processo de entendimento da codificação utilizada pelo UniCEUB, para a correção dos textos, a professora disponibilizou uma folha (abaixo) contendo vários textos elaborados pelos alunos e solicitou que identificássemos os erros e associássemos aos critérios.
Em função do término da aula esta atividade será retomada na segunda-feira, dia 19.09.11.