Nesta aula a professora fez um ‘resumão’ do conteúdo ministrado até então, abordando a essência do que será exigido/cobrado em cada questão.
A prova será composta por 18 questões objetivas e 1 dissertativa, sendo que esta será de tema livre (poderá ser escolhido um autor e uma tese/tema específico para discorrer).
Questões prováveis da prova
1) Qual das frases exemplifica o pensamento político clássico grego? Diz à POLIS.
2) Comparação entre a física de Aristóteles e a de Platão.
3) Alegoria da Caverna de Platão. A Ascese platônica.
4) Sofistas. Qual é a marca dos sofistas? O que eles devam importância? O que eles fizeram? (retórica).
5) Uma das concepções da filosofia da linguagem. Filósofos teocráticos. As origens, as principais fontes do conhecimento. Baseado na dinâmica da fala. Final do séc. XIX e início do séc. XX, o que ocasionou uma abertura para outras ciências/áreas. O homem enquanto sujeito cognicente. O que caracteriza os seres humanos é a capacidade da fala/linguagem, apesar de alguns animais também se comunicarem. Caráter dinâmico da fala.
6) Teleologia Aristotélica (teleo = finalidade). Por que Aristóteles se preocupou tanto com a finalidade? Aristóteles já possuía uma concepção análoga ao que temos hoje do conceito de ciência.
7) Sobre filosofia da existência. Período Helenístico. Depois do período clássico. Alexandre Magno. Qual era/foi o ponto comum.
8) Também versará sobre o período helenístico. Qual era das filosofias? Era Polis? Não.
9) O que representou o cristianismo na idade média? Veio para organizar a ‘bagunça’ por meio da religião. A influência do cristianismo.
10) Sobre os doutores da igreja. Que trabalho eles desenvolveram? (ou isso ou aquilo).
11) Questão específica sobre os santos Agostinho e Aquino. (palavras associadas, respectivamente, a cada um deles).
12) Idade moderna. O que muda do renascimento para cá? Diferença entre o pensamento metafísico dos gregos (somente observação e conclusões metafísicas) que destoa do renascimento, que trouxe a chamada naturalização da razão.
13) Renascimento – Começaram a observar a realidade. Corpo humano como realmente era. Até que ponto Descarte era cético? Caracterização do seu método.
14) Subjetividade de Descartes (mais ampla). Pensamento cartesiano. Racionalismo.
15) Sobre a teoria do conhecimento de Kant.
16) O que Kant fez em relação a Descartes e David Hume. Por que Kant foi mais alêm?
17) Crítica da metafísica (que saiu) e entrou as questões práticas e morais (Kant).
18) Sobre o imperativo (moral) categórico.
19) Questão aberta. Deve-se escolher um pensador e discorrer sobre uma das suas teses/temas.
Obs.: A professora sugeriu que, para aqueles que não assistiram, que acessem os vídeos da série ATTA – Filósofos e Educação.