Atendendo a ‘intimação’ do Professor Patury (email abaixo), apesar de não caber na minha situação, pois fiz a entrega do trabalho conforme instruído, achei por bem comparecer neste encontro.
Durante esta aula o professor iniciou a explanação de como ‘transformar’ o texto do Exercício de delimitação temática enviado em um Projeto de pesquisa.
Ao final informou que nas próximas aulas, a partir de sexta-feira, irá detalhar mais este processo e que voltará a atender, individualmente, os alunos, para que corrijam os rumos do trabalho de pesquisa e possam continuar no próximo semestre.
Frases proferidas: ‘Metodologia é a teoria na prática, não tem nada a ver com dedução ou indução’, ‘Quem espera por tempo ruim é sertanejo!’, ‘O que a gente tem feito até agora é uma sucessão de monografias. Inicialmente a chamamos de Ensaio e depois de Exercício de delimitação temática… e agora teremos a chamada Discussão teórica que, ao final, se transformará no Projeto de Monografia‘, ‘Para que se tenha uma pesquisa é preciso um texto problemático’, ‘Para cada problema há uma solução, sempre tem!’, ‘É preciso tratar os conceitos com mais simplicidade’, ‘Na academia, diferentemente do que ocorre fora, é que aqui você escolhe o objeto e os objetivos da sua pesquisa’, ‘A hipótese sempre é a conclusão de um discurso’, ‘Se o discurso não é argumentativo, é impossível se extrair objeto e objetivos’, ‘A forma é tão importante quanto o conteúdo’.