Hoje foi aplicada a segunda prova!!! e que prova!!! se fosse para apostar qual será a minha menção, diria um ‘II’ ou, no máximo, um MI!!!
Se o objetivo (tenho minhas dúvidas) da nobre professora ‘estrela’ Altair, com esta segunda prova (não prevista inicialmente), era de amenizar ou atenuar a catástrofe de notas ruins obtidas pela média da turma em função da primeira avaliação, creio, com todas as minhas forças mundanas e depois de fazer uma pequena consulta junto aos colegas (bem como uma auto avaliação), que este intento foi, de forma fragorosa, não alcançado!!!!
A unanimidade (e esta não é de toda burra – também me incluo!) dos colegas que conversei, ao comentar sobre a prova (e olha que tinham alguns top 10 da turma!), se declararam surpresos com o grau de dificuldade exigido… e ainda comparando as respostas entre nós, com raríssimas exceções, não se assemelhavam em nada!!!
Li cada um dos textos, pelo menos umas 4 vezes, bem como os resumos e outras obras relacionadas, mas quando estava diante da prova, parecia que se tratava de um outro assunto e escrito em javanês rebuscado!!!
Vamos ver no que vai dar… espero, no mínimo, que a professora reconsidere o seu objetivo inicial e, ou cancele esta prova, ou considere entre as duas notas obtidas, a maior, para fins de composição da menção!!!
Abaixo as minhas respostas, que, verificando o texto, após a prova, será objeto, pelo menos, de muitas risadas da professora ao corrigir… usei de todo o meu poder ‘sambarilove’, mas sinto que fracassei, igualmente, de forma fragorosa!!!
Não me lembro, ao certo, o que as questões solicitavam, mas aí estão as respostas (foi permitido sair com o rascunho da prova).
Questão 01 (Algo relativo a como Aristóteles considerava justo a distribuição de bens públicos pelos governantes)
Resp.: Aristóteles, no tocante aos bens públicos, faz uma analogia ao conceito matemático da função distributiva, ou seja, ‘A’ está para ‘B’, assim como ‘C’ está para ‘D’. Insere ainda o conceito de justiça no sentido da proporcionalidade, quanto a distribuição dos bens.
Questão 02 (Algo relacionado a questão da justiça corretiva e a reciprocidade)
Resp.: A justiça corretiva, na concepção de Aristóteles, está ligada a cominação de uma determinada pena visando restabelecer a justiça à parte ofendida, ou seja, uma determinada sanção ao lado agressor, de modo a compensar o ato ou ação desferido contra o agredido, visando restabelecer o equilíbrio. Já a reciprocidade está ligada a cominação de uma pena igual, mas em sentido contrário, observando, segundo Aristóteles, a prerrogativa de que quando se ofende/agride uma autoridade esta tem o direito de revidar da mesma forma.
Questão 03 (Como os físicos e os juristas entendem a concepção lingüística das palavras) Pense num chute!?! Essa até o professor Raimundo ficaria orgulhoso!!!
Resp.: Os físicos se guiam no sentido empírico, já os juristas se guiam no sentido mais amplo da língua, podendo se utilizar das concepções funcionais e/ou abstratas.
Questão 04 (Explicar uma afirmação sobre zetética)
Resp.: Por possuir uma característica aberta, de questionamentos infinitos. Está em busca do constante ‘perquirir’. Pode-se fazer uma alusão ao método socrático, no sentido de ao invés de se buscar uma resposta, procura-se uma pergunta sobre um conceito recentemente descoberto. Parte-se de evidências e destas se desdobra-se em questionamentos, amplos e irrestritos.
Questão 05 (Algo sobre o aspecto finito da tese dogmática)
Resp.: As questões dogmáticas por possuírem conceitos fechados são finitas no sentido de buscarem a resolução de uma determinada contenda ou problema baseado em conceitos e dogmas já pacificados, estabelecidos e aceitos por determinado grupo. Não obstante, parte de uma ação para culminar no enquadramento das premissas em um conceito ou regimento existente.
Acho que, quando for receber esta prova, das mãos da professora Altair, será acompanhada do mesmo comentário que o professor Rudhra fez a um dos nossos colegas…
– Você até que escreveu bem, mas parece se tratar de outra matéria, não de sociologia!!