Commonwealth of Nations

Commonwealth (Comunidade de Nações ou Commonwealth de Nações), as vezes também grafada como Commonwealth of Nations, é uma organização composta por 55 países independentes que, com a exceção de Moçambique e Ruanda, compartilham laços históricos com o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Seu principal objetivo é a cooperação internacional no ámbito político e económico, e desde 1950 a entrada na organização não implica submissão alguma à Coroa britânica. Com o ingresso de Moçambique, a organização passou a ser denominada “Comunidade de Nações” (em inglês, Commonwealth of Nations) para indicar seu caráter internacional. Ainda assim, o adjetivo britânico segue sendo utilizando com frequência para diferenciá-la de outras comunidades existentes internacionalmente. A rainha Isabel II do Reino Unido é a chefe de Estado da organização, segundo os princípios da Comunidade, “símbolo da livre associação de seus membros”.

O nome original era “Comunidade Britânica” (do inglês: British Commonwealth) até 1946. Esta fórmula foi inventada em 1950, quando a Índia tornou-se uma república, e, embora não reconhecendo Jorge VI como chefe de estado, a Índia reconhecia-o como o símbolo da associação livre de nações.

Ela tem historicamente por objetivo promover a integração entre as ex-colônias do Reino Unido, concedendo benefícios e facilidades comerciais, mas agora os seus objetivos incluem a assistência educacional aos seus países-membros e a harmonização das suas políticas. Atualmente os países da Comunidade representam cerca de 30% de todo o comércio mundial.

A maioria dos membros da Commonwealth são antigas colônias do Reino Unido, com duas notáveis exceções, Moçambique e Ruanda. Moçambique foi colônia do império português e se tornou membro em 1995, graças ao apoio dos seus vizinhos, que foram colônias britânicas. Em 2009 foi a vez do Ruanda, antiga colônia belga, se tornar membro. Nem todas as ex-colônias do Reino Unido estão na comunidade. O Zimbabwe saiu da Commonwealth em 2004).

Outros países, como a Austrália e Canadá, continuam reconhecendo o monarca britânico como chefe de Estado, representado por um governador-geral e usam a palavra Commonwealthcomo título do seu estado. Tais países, os reinos da Comunidade de Nações, são Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Origens

Embora exercendo funções vastamente diferentes, a Commonwealth é a sucessora do império britânico. Em 1884, enquanto visitava a Austrália, Lord Rosebery descreveu as mudanças no império britânico, já que algumas de suas colônias se tornavam mais independentes, como uma “Comunidade de Nações”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Ciência Política e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Commonwealth of Nations

  1. Pingback: Aula 23 – Ciência Política – 27.10.11 | Projeto Pasárgada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.