Hoje passei toda a tarde no chamado ‘serviço externo’, juntamente com outras duas estagiárias de direito.
Estive, pilotando o carro elétrico da CEB (ao lado), em 4 locais distintos (Fórum Des. Leal Fagundes, Sede do TJDFT – Palácio da Justiça, Fórum Verde e no Tribunal do Trabalho na Asa Norte), executando uma série de atividades, entre estas: a carga e devolução de processos, cópias, protocalização de petições, distribuição de ações, pagamento de custas, análise de andamento de ações… Aos poucos, estou conhecendo a complexa engrenagem do judiciário!
Também aproveitei o dia para efetivar o cadastro da minha OAB junto ao TJDFT, para que eu possa efetuar a carga de processos, através do devido substabelecimento. Tentei fazer a carga de um processo na Justiça do Trabalho, mas, apesar de constar a procuração com o meu substabelecimento, não foi possível, visto que se faz necessário um prévio cadastro junto ao juízo. Quanto ao TJDFT já fiz o cadastramento, entretanto ainda falta fazer na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal. (não entendi muito esta lógica).
Achei interessante o aviso que encontrei no Tribunal do Trabalho (abaixo), que dá conta do processo eletrônico na Justiça do Trabalho, bem como do ‘cuidado’ que os advogados e estagiários devem tomar com os processos.