Dom Quixote – Miguel de Cervantes

Resolvi incluir este livro em minha biblioteca após assistir uma entrevista do atual presidente do STF, ministro Ayres Brito, onde afirmou que tira várias lições da obra de Cervantes e tem consigo, sempre, uma edição deste livro e uma cópia da Constituição Federal.

“Dom Quixote é, para mim, a personificação dos sonhos, dos ideais que dão propósito, grandeza, sentido e elevação à nossa vida. Nunca deixei de me influenciar por ele. Até hoje se fala de Dom Quixote como um ingênuo, romântico, poético, alienado até; e , no entanto, ele ficou para sempre porque soube manejar, como poucos, o que hoje a neurociência, confirmando a física quântica, chama de lado direito do cérebro, que é o melhor lado do ser humano”
Min. Ayres Britro – Presidente do STF – em 30.05.12.

SINOPSE

Influenciado pela leitura de diversos contos sobre a cavalaria medieval, o fidalgo Dom Quixote parte em busca de aventuras. Com uma imaginação muito fértil, passa por situações maravilhosas. Chega, por exemplo, a lutar contra gigantes moinhos de vento, sempre tendo ao seu lado o fiel escudeiro Sancho Pança.

O livro é interessante, pois mostra as paisagens da região da Espanha no período pós Idade Média. Mergulha também no imaginário e nas fantasias do personagem principal. Embora passe por situações de privação e, muitas vezes, ridículas, Dom Quixote desperta um sentimento de simpatia. A fé e o entusiasmo motivam o leitor, pois os sentimentos do cavaleiro são nobres e puros.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em Minha biblioteca, Obras lidas e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Dom Quixote – Miguel de Cervantes

  1. Marcos Paulo disse:

    Obra lida em 01.07.2012.

    Excelente!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.