Estes dois livros foram indicados e adquiridos em 06.05.16 quando da primeira aula da pós-graduação em Direito Previdenciário, das mãos da própria autora e professora Juliana Ribeiro (que igualmente é a coordenadora da pós).
“Essa obra apresenta como inovação a abordagem esquemática dos temas previdenciários, trazendo gráficos e tabelas esclarecedores sobre os institutos previdenciários. Destinada a quem está se preparando para concursos públicos, também leitura indispensável para todos os operadores do direito e estudiosos do direito previdenciário. Assim, apresentamos à comunidade jurídica a obra da professora Juliana Ribeiro, que analisa o direito previdenciário desenvolvendo as relações jurídicas previdenciárias de benefício, de custeio e vinculação. Traz abordagem esquemática, além do zelo da autora pela atualização, em que pese estamos num momento de mudanças constantes em face da implantação da receita social (Receita federal do Brasil)”.
–
“A preocupação crescente com os cidadãos excluídos do originário sistema de Previdência Social, assim também denominado de seguro social, originou uma nova forma de proteção social, a qual atende de forma mais ampla as demandas sociais da classe trabalhadora. A partir disso, o sistema de seguro social tradicional foi incorporado ao sistema de Seguridade Social, além de incluir os riscos sociais já protegidos, bem como sua consequente proteção econômica, também deverá incluir o que denominamos de necessidades básicas das pessoas como membros da sociedade constituída. O sistema de Seguridade Social incluirá além das prestações contribuitivas, as prestações não contributivas. Antes de entrarmos no conceito da Seguridade Social propriamente dita, é preciso entender que a Previdência Social é um instituto integrante do sistema de Seguridade Social”.