Adotarei como prática, durante toda a minha vida acadêmica no UniCEUB, ao final de cada semestre, da mesma forma que sou avaliado pelos professores, fazer uma avaliação tanto dos mestres quanto da própria instituição em si, objetivando, de alguma forma, contribuir para uma melhoria pessoal enquanto acadêmico e quem sabe, pelo menos, uma pequena reflexão para os avaliados…
Esta avaliação também será enviada, por meio eletrônico, para todos os mestres, bem como para a instituição, através dos e-mails: [email protected], [email protected] e [email protected].
ADEMIR REIS – Instituições Jurídicas: Foi o único professor que nos informou o funcionamento do UniCEUB, das possibilidades de desenvolvimento de pesquisas, horas complementares, alternativas de estudo e desenvolvimento, participação de palestras e congressos, enfim, outras formas proporcionadas pela instituição para que não fiquemos somente focados na sala de aula. As aulas em si apesar de terem coberto todo o conteúdo proposto, poderiam ter se aprofundado mais em cada tópico, uma vez que terminamos toda a matéria faltando mais de 4 ou 5 aulas para a conclusão do semestre (considerando as aulas ‘repostas’). A dinâmica das aulas poderia ter sido mais bem aproveitada. Por ter sido abordado alguns órgãos com sede em Brasília (OAB, AGU, MPU, STJ, STF, TJDFT…), poderia ter sido agendadas visitas guiadas a estas instituições, talvez, com a apresentação in loco do seu funcionamento e regimento (esta é uma vantagem que temos com relação aos demais estudantes de Direito do Brasil, que aliás, fazem excursões até Brasília para visitar justamente estes órgãos que nós deixamos de conhecer, por intermédio do UniCEUB). Faltou um pouco de pulso para conter a turma. Em algumas aulas, era impossível ouvir o que o professor estava dizendo dada a dispersão da turma. As provas foram bem aplicadas, cobrindo exatamente o conteúdo ministrado.
Menção Final – Ademir Reis: MM
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ALTAIR VEIGA – Introdução ao Direito: Foi a primeira professora que tive contato no curso de Direito, pude perceber através das suas primeiras falas, a sua dedicação e amor pela profissão de docente, bem como a sua admiração pela carreira jurídica. Soube, de forma inconteste e magistral, incutir nas nossas mentes, pelo menos na minha, a importância da leitura… Talvez tenha pecado um pouco pela sua insistente forma de ‘catequização’ da turma, consumindo, em cada aula, pelo menos 30% do tempo, na chamada hora da ‘homilia’. Esse tempo, apesar de importante (?), poderia ter sido dedicado para a explanação do conteúdo em si ou para o aprofundamento de alguns pontos da matéria. Algumas matérias só foram transcritas no quadro, mas não foram explicadas, justamente por falta de tempo. Louvável a sua atitude de nos proporcionar uma visita ao fórum de Planaltina, onde assistimos a um julgamento real, bem como o convite do professor e juiz de direito Dr. Ademar, que ministrou uma palestra na nossa turma. As provas foram bem aplicadas e com conteúdos abrangentes, onde exigiu um esforço hercúleo da nossa parte, de leitura e desenvolvimento das ideias, contudo, faltou um ‘feedback’ com relação aos critérios de correção e o que se esperava, como resposta, de cada questão. Não tínhamos certeza do que exatamente seria cobrado nas provas. Soube conter a turma no sentido de que todos, se não prestassem atenção nas aulas, pelo menos não atrapalhavam aqueles alunos que estavam interessados.
Menção Final – Altair Veiga: MS
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CLÉBER PESSOA – Ciência Política: Professor extremamente comprometido com a qualidade do conteúdo ministrado, profundo conhecedor do assunto e por ter formação específica em ciência política, transformou as aulas, no que eu imaginava, inicialmente, que seriam uma abordagem ‘politiqueira’, em discussões da ciência em si. Disponibilizou-nos um material excelente (que poderia facilmente ser transformado num ótimo livro sobre ‘introdução a ciência política’), de sua autoria, onde aborda, de forma didática e focada, todos os temas e pontos dos assuntos discutidos em sala. Por também estar cursando Direito no UniCEUB nos deu várias dicas sobre as demais matérias que teremos pela frente e o respectivo link com o conteúdo ora ministrado. Possui uma didática boa que nos instiga a procurar mais sobre o assunto. Talvez uma única ressalva seria com relação ao modelo de provas aplicado, principalmente a primeira, que apesar de abordar todo o conteúdo ministrado, em função da disposição das questões e enunciados, do meu ponto de vista, não consegue medir, com efetividade, o real grau de conhecimento dos alunos. Creio que o UniCEUB deveria exigir (ainda mais agora que ciência política será cobrado nos exames da OAB), como condição básica para se ministrar esta cadeira, que o professor tenha formação específica em ciência política.
Menção Final – Cléber Pessoa: SS
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RUDHRA GALLINA – Sociologia Geral e Jurídica: Utilizou todo o semestre abordando somente uma obra (A verdade e as formas jurídicas, de Foucault). Todo o livro foi lido em sala, juntamente com a turma e em função de algumas passagens e temas específicos foi feito um aprofundamento maior. Creio que, para o propósito da matéria, que foi, acredito, de gerar discussões e nos proporcionar uma nova visão (crítica) do mundo e da sociedade da qual estamos inseridos, os objetivos foram alcançados. Faltou uma visão, nem que fosse macro, dos demais pensadores da sociologia/filosofia jurídica. Creio que deveria ter sido indicado alguns livros e autores para que pudéssemos nos aprofundar mais nesta área e não ficarmos limitados somente a Foucault. A própria professora de Introdução ao Direito, Altair, quando soube que nesta cadeira estávamos tratando somente de Foucault, ficou surpresa e achou estranho, pois na visão dela (na minha e de todos os demais alunos), deveríamos ter estudado outros pensadores. A sistemática de realização de duas chamadas em cada aula, apesar de válida, não surtiu o efeito desejado e alguns alunos estavam mais preocupados com a presença do que com o conteúdo em si. Apesar dos pesares esta matéria me ajudou muito a rever alguns conceitos e encarar a carreira jurídica com uma outra visão, visão esta crítica e consciente do grande poder envolvido no mundo jurídico.
Menção Final – Rudhra Gallina: MM
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SCHEYLA ALVES – Língua Portuguesa: O que imaginava ser uma cadeira onde fosse ministrada a gramática pura, para a minha grata surpresa, apresentou um conteúdo totalmente voltado para o curso de direito, inclusive com a abordagem de técnicas e a produção de textos que iremos trabalhar ao longo da nossa carreira jurídica (petição, contestação, requerimento…). A professora soube conciliar, com muita competência, os meandros da língua portuguesa com o conteúdo específico afeto ao curso de Direito. Talvez tenha faltado, mas não prejudicou o andamento das aulas, ser um pouco mais incisiva na condução da turma. A intransigência inicial demonstrada pela coordenação do departamento de letras, que em nome do bom senso e com a intervenção providencial da professora Scheyla, foi desfeita e aqueles alunos que por um motivo ou outro (meu caso, por exemplo) não compareceram nas aulas destinadas ao desenvolvimento das chamadas produções textuais, puderem desenvolver estes trabalhos posteriormente. O material didático utilizado, bem como a forma de explanação do conteúdo, foram os diferenciais positivos desta cadeira.
Menção Final – Scheyla Alves: MS
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UniCEUB: O que pesou, consideravelmente, para a minha escolha de vir estudar no UniCEUB foi a qualidade do ensino, bem como o desempenho dos alunos no exame da OAB (ratificado recentemente com o selo ‘OAB recomenda’). Resido ao lado de três instituições de ensino superior (UNIEURO, CATÓLICA e PROCESSUS), e para mim seria muito mais cômodo ter escolhido uma destas três, mas a qualidade e os meus projetos futuros me levaram ao CEUB. Até mesmo o alto valor da mensalidade cobrada (que acho que deveria ser objeto de estudo por parte da instituição), apesar de ter um peso relativo, foi relevado em função das demais vantagens. Posto isto passo a pontuar algumas percepções minhas com relação ao ‘desempenho’ da instituição neste meu primeiro semestre como acadêmico:
- Possui uma estrutura considerável, principalmente a da biblioteca, que apresenta uma disponibilidade de obras, na área jurídica, excelente, alem de ser um espaço muito bem projetado. Talvez a intransigência de alguns funcionários devesse ser revista, uma vez que, presenciei, por exemplo, alunos serem barrados por terem esquecido a carteirinha estudantil;
- Creio que a instituição deve investir na cobertura de algumas áreas de circulação dos alunos, uma vez que, no período de chuvas, a circulação fica comprometida. Deveriam ser cobertos os caminhos entre as salas de aula e os estacionamentos;
- Em nenhum momento, pelo menos que eu saiba, algum representante do curso de Direito veio procurar a turma para colher opiniões, reclamações e/ou sugestões com relação ao andamento do curso. Nem o representante da nossa turma foi convocado para uma única reunião de avaliação do curso;
- Os critérios utilizados para a formação da minha turma (‘B’) foram excelentes, pois contemplaram, em sua maioria, alunos de segunda graduação ou com idade média um pouco superior, o que contribuiu, para um melhor aproveitamento dos conteúdos;
- O mobiliário (cadeiras) das salas de aula do bloco 2 são altamente desconfortáveis ergonomicamente;
- Creio que deve ser instituído algum tipo de avaliação, a ser preenchido pelo corpo discente, ao final de cada semestre, dos professores e da própria instituição. Esta prática ocorre, por exemplo, na FGV, onde estou cursando uma pós. Caso algum professor, estrutura ou outro ponto seja reprovado pela maioria dos alunos, a instituição toma alguma providência no sentido de mitigar o problema detectado;
- Apresenta uma boa política de comunicação com os alunos, através do ‘espaço aluno’ e de envio frequente de e-mails alertando sobre algum ponto importante ou evento a ser realizado;
- Creio que todos os currículos dos professores constantes no ‘espaço aluno’ devem ser atualizados e/ou inseridos, de modo que nós possamos conhecer previamente as credenciais de cada professor e talvez influenciar na nossa escolha quando da matrícula;
- Providenciar uma maior divulgação dos chamados grupos de pesquisas existentes, bem como outros meios para a iniciação científica dos alunos de graduação;
- Disponibilizar os convênios celebrados com outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, bem como as formas e critérios exigidos para que os alunos interessados possam cursar algumas matérias durante as férias;
- Promover ciclos de palestras com egressos, que atualmente são profissionais e autoridades de destaque no campo jurídico do Brasil;
- Adotar política de incentivo e/ou descontos de mensalidade para os melhores alunos de cada semestre, promovendo assim uma competição saudável em prol de uma melhor formação acadêmica.
Menção Final – Instituição: MM
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você ainda tem as provas da Debora de TGP? Se tiver poderia me enviar por favor?
abraço
Olá Rodrigo,
Todas as minhas provas e trabalhos se encontram disponíveis no site.
Abs,
MPBO
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