Eis que no meio do processo de desenvolvimento da identidade visual do mais novo e promissor escritório de advocacia do Distrito Federal (aguardem!!!) me deparei, entre as quatro propostas encaminhadas pela agência, com um projeto diferenciado, um ‘leão alado’. De pronto foi o que mais gostei! Submeti as propostas aos demais sócios que optaram por outro projeto, apesar do ‘leão alado’ ter obtido igualmente 50% dos votos. No desempate a maioria escolheu outro projeto.
Diante deste ‘presságio’ resolvi contratar a mesma agência (Logo Direito), utilizando como base o protótipo ‘quase vencedor’, para desenvolver uma marca específica para o ‘Projeto Pasárgada’, substituindo o logo anterior (acima), criada por mim, lá nos idos de 2011.
Outra coincidência foi a de que quando recebi as propostas inicias da agência, pesquisando sobre o significado do ‘leão alado’, descobri que trata-se da representação simbólica do evangelista São Marcos, um dos apóstolos de Jesus e meu homônimo! Se já não bastasse, durante a minha última viagem a Europa, em 2016, quando da passagem por Praga, na República Tcheca, havia adquirido uma estátua de São Marcos, que tem ao seu lado o seu fiel escudeiro, justamente um ‘leão alado’.
Pesquisando mais ainda sobre essa simbologia, encontrei a informação de que: “Segundo a tradição veneziana, quando São Marcos estava viajando pela Europa, chegou a uma lagoa em Veneza, onde lhe apareceu um anjo que lhe disse: ‘Pax tibi Marce, evangelista meus. Hic requiescet corpus tuum’ (“Que a paz esteja contigo, Marcos, meu evangelista. Aqui descansará o teu corpo”). Esta tradição, provavelmente apócrifa, foi usada como justificação por Rustico da Torcello e Bon da Malamocco em 828 para roubar os restos mortais de São Marcos do seu túmulo em Alexandria e levá-los para Veneza, onde acabaram por ser enterrados na Basílica de São Marcos”.
Ainda mais sobre o significado do leão alado, encontrei: “Embora a águia seja o rei dos animais do ar, o leão ocupa este cargo entre os animais terrestres, ambos são símbolos de poder, imponência e credibilidade”.
E para fechar as coincidências, nasci no final de julho, logo sou do signo de Leão!
Portanto, mais do que justificado, eis a nova marca, o novo logo, do ‘Projeto Pasárgada’: