Os 10 passos para alcançar o sucesso na advocacia – 1º Passo – Dr. Alberto Araújo – 29.01.16

PASSO 1 – QUERER SER ADVOGADO E DEDICAR-SE EXCLUSIVAMENTE À ADVOCACIA

Por Alberto Araújo *

Então você decidiu. Quer advogar. Escolheu “A TRILHA”. Quer abrir o próprio escritório de advocacia. Mesmo sabendo que existem outras opções menos difíceis, você quer mesmo empreender e ser dono do próprio escritório. Parabéns! É uma decisão corajosa. Mas, acima de tudo de muita atitude. Acredite! Você vai ser muito mais feliz com a sua escolha.

Escolher a trilha, é optar pela advocacia. Pelo empreendedorismo. Por mais liberdade. Por fazer o que gosta. É conduzir o próprio destino. É poder fazer escolhas. Poucas profissões podem dar tantas possibilidades como a advocacia.

A outra opção seria “O TRILHO”. Investir na carreira jurídica como servidor público da Magistratura, Ministério Público, Advogado Público da União, Procurador, Defensor Público é optar pela estabilidade financeira. Por uma aposentadoria garantida. Por férias de 30 dias. Por 13º salário. Na trilha, você será conduzido e não terá muitas opções de escolhas sobre quais caminhos seguir. Uma vez embarcado, dificilmente terá coragem para abandonar o trem. Mas também, poderá planejar com mais segurança a sua vida e a de sua família com a estabilidade financeira. É uma questão de escolha. Qualquer que seja a sua escolha, o mais importante é buscar a felicidade e a realização plena na profissão que exerce.

Vocação para a advocacia

É preciso ter vocação para a profissão que escolheu. Acima de tudo é preciso gostar do trabalho que realiza. Nos dias difíceis, quando não há nenhum dinheiro disponível, mas sobra trabalho a fazer, seu amor pelo que você faz será a única coisa que o fará seguir em frente. Além disso, quando você gosta do que faz, seus clientes percebem isso e ficam bem mais interessados em contratá-lo. Empreendedores inteligentes descobrem como ganhar dinheiro fazendo o que mais gostam.

Normalmente a vocação para a advocacia é descoberta desde o início da carreira, apesar das dificuldades naturais. Mais do que conhecer o direito, a vocação exige desprendimento e proatividade e, principalmente, vocação para se relacionar e captar clientes de forma ética.

Não basta ter talento para redigir as melhores petições ou ser um ótimo orador. É preciso ser empreendedor e ter uma visão empresarial do escritório. Enxergar o escritório como uma empresa é fundamental para alcançar o sucesso.

Para alcançar o sucesso que deseja é preciso dedicação integral e exclusiva à advocacia. Viver da Advocacia. Pagar as contas com os honorários que recebe da advocacia. Somente assim, terá tempo para planejar as estratégias para a captação de novos clientes e praticar networking com pessoas, empresas e outros advogados com o objetivo de aumentar a rede de relacionamento e a possibilidade de fechar novos contratos.

É preciso dormir e acordar pensando em seu “negócio”. Sim, é preciso enxergar a advocacia como uma empresa que visa lucros. Afinal, você viverá disso. É do seu trabalho como advogado que você tirará a renda para pagar a prestação do seu carro, a mensalidade escolar dos seus filhos, a prestação ou aluguel da sua casa e as compras do mês no supermercado. Por isso, é preciso ter foco no seu negócio e dedicar-se a ela com determinação e vontade de vencer. Dedicando tempo integral e com dedicação exclusiva, você alcançará o sucesso, em média, com 10 anos de trabalho.

Você pode estar pensando que poderá alcançar o sucesso na advocacia exercendo outra atividade paralela, como um emprego público de meio período, por exemplo. Você pode até ter razão. Não descarto essa possibilidade. Mas uma coisa eu lhe digo com certeza. Ao invés de 10 anos, o sucesso chegará com 15 anos.

Contudo, estimo que a depender da área em que atuar, com 5 anos de advocacia você terá que decidir. Caso escolha atuar na Advocacia Trabalhista, p.ex., terá que fazer uma escolha entre a dedicação integral à advocacia ou ao seu emprego público. Sabe por quê? Por uma razão muito simples. Com 5 anos de advocacia, você terá uma demanda muito grande de clientes e de processos em andamento, com dezenas de audiências marcadas e prazos vencendo todos os dias. Você não aguentará a pressão e a preocupação com os processos, principalmente com as iniciais que terá que redigir. Com os prazos que terá que cumprir e, principalmente, com as cobranças dos clientes. Nesse momento, a decisão será necessária.

* Prof. Alberto Araújo – Advogado, sócio do escritório Araújo Advogados Associados SS, Professor de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito de Família, Direito Processual Civil, Direitos Humanos e Fundamentais, Direito Processual do Trabalho, Ex-professor do UNICEUB (Centro Universitário de Brasília), IESB (Instituto de Ensino Superior de Brasilia), FACULDADES UPIS, FACULDADE PROJEÇÃO, EX-Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UPIS e PROJEÇÃO. Especialista em Processo Civil, Mestre em Direitos Fundamentais, Mestre e Doutorando em Estudos Avançados de Direitos Humanos (Universidade Carlos III de Madrid), Presidente do Instituto Brasiliense de Direitos Humanos e Fundamentais, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/DF.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Esta entrada foi publicada em DCOB Advogados e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.