Tive a oportunidade de participar da arguição de um dos candidatos, agora Juiz Substituto, Dr. Bernardo, que ficou em primeiro lugar…
É pacífico no meio acadêmico que este concurso é um dos mais difíceis entre todos os Tribunais, equiparando-se aos da Magistratura Federal. Prova disso é que das 93 vagas inicialmente oferecidas somente 23 foram preenchidas. Especula-se que nos próximos dias o TJDFT irá publicar o edital de um novo concurso, desta vez para 150 vagas.
Interessante também que, segundo informações obtidas nas salas de debate da internet sobre o assunto (CorreioWeb), 6 destes agora juízes já eram funcionários do TJDFT, sendo 2 técnicos, 2 analistas e 2 oficiais de justiça… Este fato corrobora os meus planos de tomar posse no TJDFT, ou como técnico ou como analista, visando uma melhor preparação e, posteriormente, submeter a alguns concursos para a magistratura… antes, porém, adquirir um pouco de experiência prática e porque não jurisdicional, ou na Polícia Rodoviária Federal ou na Polícia Civil do Distrito Federal. #oremos!
Parabéns e muito sucesso aos novos Magistrados do TJDFT!
Depois de passarem por dez etapas de seleção, finalmente o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) divulgou o resultado final do concurso com 93 vagas para o cargo de juiz de direito substituto. Segundo publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16/9), na página 182, seção 3, foram 23 aprovados.
Na primeira etapa do certame (provas objetivas e escritas) apenas 35 candidatos foram aprovados. O edital de abertura não informa a remuneração do cargo, no entanto, segundo a folha de pagamento de pessoal do TJDFT, o salário inicial para o cargo é de R$ 22.854,47. De acordo com o tribunal, a quantidade de vagas pode aumentar durante o prazo de validade do concurso (de dois anos), observadas a dotação orçamentária, reserva de vagas e necessidade de serviço.
O concurso foi composto por prova objetiva (aplicada no dia 21 de outubro de 2012), duas provas escritas, sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e avaliação de títulos.
Veja aqui o edital de abertura e o Resultado final.
Por: Lorena Pacheco – Do CorreioWeb Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press –