Em função de um forte resfriado, contraído durante o meu retorno de NYC (10 horas de voo com o ar condicionado do avião direcionado para o meu rosto), não consegui ir na aula de hoje e tive que procurar um médico…
Em conversa com os colegas e ainda considerando que a prova desta matéria se aproxima (22.09.11 – quinta-feira), se faz necessário um estudo mais aprofundado dos conteúdos ministrados, bem como tentar ‘correr’ atrás do tempo perdido…
Nesta aula o professor, conforme dito no último encontro, apresentou 4 questões, abaixo, sobre a matéria objeto da primeira avaliação (Foucault – A verdade e as formas jurídicas – Conferências II e III) e solicitou que as respondêssemos… Estas questões serão semelhantes as que constarão da nossa prova. Na próxima aula, dia 20.09.11 – terça-feira, antes da prova, estas questões serão respondidas e algumas dúvidas pontuais serão tratadas. Última chance!!!!
1 – Explique a seguinte afirmação, relativa a análise que Foucault propõe no texto “A verdade e as formas jurídicas”: “A verdade pertence ao poder político”.
2 – Como a tragédia de Sófocles, Édipo-Rei, estabelece a antinomia entre o saber e o poder? Por que esta antinomia constitui um mito que Foucault afirma que deve ser liquidado?
3 – Explique como as novas condições do direito na monarquia exigem uma mudança da prática Judiciária da prova, para a do inquérito. Explique também como as características da prática de prova estabelecem suas condições, ou associe as características da prática de prova às suas condições.
4 – Julgue a impressão de que o inquérito estabelece critérios neutros/imparciais na orientação da decisão Judiciária, uma vez que busca basear-se no que aconteceu. Explique porque esta impressão pode ser enganosa, ou então, justifique porque ela é verdadeira.
Os colegas me informaram que pouquíssimos alunos conseguiram responder estas questões em sala… indício de que o conteúdo está ‘pesado/complexo’…