“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” Aristóteles
Nesta primeira aula, como de praxe, o professor fez a apresentação do Plano de Aula, detalhando cada um dos itens. Posteriormente, com base no roteiro abaixo, foi feita a chamada ‘pactuação das regras gerais’ para o andamento do curso.
Roteiro 1º Aula
1. Apresentação do professor
2. Apresentação dos alunos
– O que o aluno faz? Pensa e espera da disciplina?
3. Localização na grade e importância da matéria
– Localização – grade;
– Dignidade da Pessoa Humana;
– O funcionamento das empresas/ Serviço Público;
– Estímulo à pesquisa (Doutrina, lei e jurisprudência – Internet).
4. Programa da disciplina (inclusive avaliação)
5. Dicas para a boa condução do nosso curso
– Semestre reduzido – prepare-se;
– A turma é uma rede de pessoas interligadas com o mesmo fim;
– Uso de telefones celulares;
– Uso de computadores e outros aparelhos eletrônicos;
– Saída e entrada em sala de aula;
– Conversas paralelas;
– Relação professor/aluno – respeito mútuo e ética;
– O aluno é responsável pela sua aprendizagem. O professor é orientador;
– Preocupação com AMC, ENADE e Exame da OAB;
– Influência dos resultados do ENADE e da OAB no currículo do recém-formado;
– Atitude:
- Comprometimento;
- Atenção com os detalhes;
- Manutenção dos objetivos.
– Procure aperfeiçoar sua opção: ela se tornará cada vez melhor; e cada vez mais “acertada”.
– Ter a visão voltada para o mercado de trabalho.
– Qualificação para entrar = preparo e intelecto.
– Capacidade para permanecer:
- atualizar-se sempre;
- respeitar as pessoas com as quais deverá relacionar-se;
- inteligência emocional (empatia, equilíbrio, autoestima, autoconfiança).
- a ética.
– Clima da aula: descontraído (com debates, críticas), mas produtivo e buscando atingir objetivos estabelecidos.
– Não ao “retrabalho”. Para evitar desperdício de tempo, guardar o material de aula e os trabalhos desenvolvidos durante o período da graduação.
– Fique onde você estiver!
6. Para reflexão
– O que eu quero com este curso?
– Quanto me custa este curso?
– Eu sou um estudante profissional?
Com relação a bibliografia, o professor listou as três obras abaixo, sugerindo, por apresentar uma melhor didática e ser de autoria de uma professora, catedrática da UFMG, o livro da Profª Alice Monteiro de Barros, intitulada ‘Curso de Direito do Trabalho’.
Frases proferidas: ‘Exercite o arrependimento eficaz!’, ‘Bem vindos ao melhor direito do mundo, o Trabalhista!’, ‘As pessoas que conheço e que dizem que sabem tudo, ou só falaram besteiras ou ainda falam’, ‘Ninguém é o rei da goiabada ou a rainha da marmelada’, ‘Aqui não é para tirar nota, mas sim para aprender’, ‘O direito civil – obrigações – é o sal da comida, muito importante’, ‘No direito do trabalho muitas das decisões são baseadas em jurisprudências’, ‘Aquele aluno que dorme durante a aula, agarrado na cadeira, pratica o sono doloso, que é uma falta de educação para com o professor’.